Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Historiador Vicente Salles - Amigo de Marabá

Ave, Vicente Salles!



O pesquisador Vicente Salles, antropólogo, folclorista, historiador da cultura, musicólogo, jornalista, cientista social, escritor e poeta, vai ser agraciado, com muita justiça, com o título de Doutor Honoris Causapela UFPA.  

Mente privilegiada, brilhante, inovador, Vicente Salles tem, aos 80 anos, a capacidade admirável de ser jovial, simples, curioso, alegre e aberto, sem ranço academicista – o que se evidencia pela valorização da caricatura, da história do humor – artistas do traço e da troça, como diz -; forte e atuante no pensar e ainda lutar contra os atentados à memória cultural, denunciando com a vigor a penalização que o prefeito Duciomar Costa impõe ao Instituto Geográfico do Pará, um órgão que preserva a memória do município com importante acervo museológico que o prefeito de Belém tem a obrigação de proteger e preservar.

Parauara de Igarapé Açu, Vicente Salles é um homem universal, um iluminado. Em 1954, quando o Theatro da Paz foi restaurado, jogaram muitos documentos. Pois ele foi lá e recolheu preciosidades da cultura paraense.

O Acervo Musical da Coleção Vicente Salles, com cerca de 7 mil títulos entre discos, fitas cassetes, fotas de rolo, vinis, CDs, livros e partituras editadas e originais de grandes nomes da música regional  estão disponíveis para consulta na biblioteca do Museu da Universidade Federal do Pará (de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, na Av. José Malcher, 1192 – entrada pela Generalíssimo Deodoro -, bairro de Nazaré, em Belém-PA).

O material resgata documentos desde 1880 até os dias atuais. O maestro Jonas Arraes, coordenador do Projeto Recuperação e Difusão do Acervo Musical da coleção Vicente Salles da Biblioteca do Museu da UFPA, elaborado em 2006, venceu concurso nacional e conquistou patrocínio da Petrobras e Lei Rouanet. De fevereiro de 2007 a junho de 2008, uma equipe multiprofissional com mais de 20 musicólogos, bibliotecários, fotógrafos e técnicos de diferentes áreas trabalhou na preservação e organização do material, que reúne de relíquias dos séculos XIX e XX a gravações de Pinduca e Waldemar Henrique. Tudo colecionado por Vicente Salles, que até hoje contribui e muito com suas pesquisas.
Assistam a Vicente Salles falando de seu trabalho e projetos futuros. (Blog de Franssinete Florenzano)